Vênus PaleolíticaTodo o destaque é dado ao tronco da mulher, sendo condiderado a parte mais importante do corpo feminino, mais especificamente seios e útero. Face e membros vão praticamente desprezados.
Vênus Pré-Hispânica
Face e membro vão descartados de fato. Somente a presença do(s) tronco(s) farto(s).
As culturas xamânicas do noroeste sulamericano (anteriores ao domínio espanhol) enxergavam o cosmos em três dimensões:
1 - sub-terrânea ou aquática, templo da escuridão;
2 - super-terrena ou aérea, templo da claridade;
3 - terrena, templo dos homens e dos jaguares (vide San Agustín) e das sombras (proximamente a Platåo?).
Tal figura, vista a partir das duas primeiras realidades (cima ou baixo), pode se assemelhar a uma coisa qualquer.
Porém, quando vista a partir de qualquer ponto de vista terreno (frente, costas, esquerda, direita), será sempre um útero e dois seios fartos. Uma natureza fértil.
Vênus BoteraNoroeste sulamericano atual. Colombia pós Colombo. Mulher readquire face e membros definidos.
Joelho esquerdo apontado, braço esquerdo inclinado sobre a nuca, face ligeiramente voltada à esquerda. Expressão que se encontra entre a calma e a excitação. Um sono tranquilo, um sonho criativo. Deitada de uma maneira que ainda valoriza o componente biológico de sua sensualidade, mas que já reconhece seu componente cultural.
Vênus Superreal
Novamente sem membros. Perde agora seu tronco. Ausência de úteros e quase de seios. Todo o foco na face.
Algum reconhecimeto à criatividade biológica, mas valorizaçåo sobrepujante da fertilidade cultural do feminino.
Este post é uma homenagem a esse blog.
Um comentário:
Agradeço a homenagem ao meu blog neste post. E através desta, venho informar o retorno do Entre na Minissaia.
=), CQVPS
Postar um comentário