30/03/2009

Ponto e Vírgula

"quem fez, sabe que faz."

Me parecem ser, as questões de pontuação, as questãos menos relevantes da linguagem e de seus respectivos estudos.

Digo isso em relação à importância da fonética, da morfologia, da sintaxe e da semântica.

Me parece que a pontuação não influi em nada nos dois primeiros campos e quase nada nos dois últimos.

E, salvo minha rotunda ignorância, me parece que, na linguística, temos geniais estudos de fonologia, morfossintaxe e semântica, e muito pouca coisa em questão de pontuação. Creio que Chomsky seja um exemplo, e Russell talvez seja outro.

Um exemplo bem lúdico de observar a arbritariedade e imprecisão da pontuação na língua portuguesa me parecem ser os romances ou ensaios de José Saraamgo.

E um exxemplo bem interessante me parece ser o fato de Franz Kafka cometer inúmeros erros de pontuação nos seus romances e dar enorme trabalho a seu revisor. Se os erros de Kafka fossem de semântica, estilo, ou raciocínio...

É o que me parece.

Nenhum comentário: