13/06/2009

Hermes x Afrodite

São contraditórias as teorias que afirmam uma predominância feminina na pré-história, mas não deixam de fazer certo sentido.

Interessante foi observar o depoimento de um componente de uma sociedade indígena que subsiste às cercanias do Mar da Prata.

Perguntado sobre o motivo por que são vedados, às mulheres, os segredos e ritos de passagem e iniciação. Sua explicação foi que no início o mundo era dominado por elas. Então, eles viraram o jogo. E mantinham tais práticas para manter tais privilégios.

O certo é que encontramos sociedades pagãs e politeístas que são patriarcais. Sendo a Grécia um exemplo muito claro.

Mas não é raro se dizer que foi o surgimento das religiões monoteístas que ajudaram a consolidar as sociedades machistas. A troca da divindade da Mãe Terra pelo Deus Pai.

O fato é que a linguagem poético-mitológica, empregada pelos antigos em suas cosmologias, é frequentemente assumida como uma linguagem feminina, por polissêmica que é.

E as 3 grandes religiões monoteístas basearam seus textos sagrados nesse tipo de linguagem. E por isso hoje sofrem ataques desenfreados da atual sociedade masculina, em busca de sua linguagem lógica, matemática, linear e sem ambiguidades.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso é para explicar a origem do machismo? :P

Caroline

Osmar Filho disse...

O machismo nasce quando se nega o sacrifício.