20/05/2011

Jonas


Muito se fala de Joseph Campbell e sua manjada jogada de marketing de dizer que Stars Wars é o supra-sumo das mitologias.

Mitólogo, filósofo e historiador das religiões mesmo é Mircea Eliade, o estudioso, erudito, intelectual, pensador e pesquisador romeno.

Pode ser que seja lenda, mas a wikipedia diz que o cara era proficiente numa boa meia-dúzia de línguas e dormia só quatro horas por dia pra poder ler nas outras vinte.

Vamos a ele, enfim:

"Eis um mito australiano: um gigante antropomorfo, Lumaluma, que era ao mesmo tempo uma baleia, chega à costa e , dirigindo-se para o oeste, devora todos os homens que encontra em seu caminho. Os sobreviventes se perguntam por que estarão diminuindo em número. Começam a espreitar e descobrem a baleia sobre a praia, com o ventre cheio. Tendo sido dado o alarma, eles se reúnem e, na manhã seguinte, atacam a baleia com lanças. Abrem-lhe o ventre e dele retiram os esqueletos. Diz-lhes a baleia: "Não me mateis e, antes de minha morte, vos mostrareis todos os rituais iniciatórios que conheço". A baleia efetua o ritual ma'raiin, mostrando aos homens como se deve dançar e todo o resto. "Nós fazemos isso - diz ela - e vós fazeis isto: tudo isso eu vos dou e vos mostro tudo isso". Depois de ensinar-lhes o ritual ma'raiin, a baleia revelou-lhes outros. Finalmente, retirou-se para o mar e disse: "Não me chameis mais Lumaluma. Desta vez mudo meu nome. Chamai-me nauwulnauwul pois agora vivo na água salgada.

O gigante antropomorfo-baleia engolia os homens para iniciá-los. Os homens não sabiam e a mataram, mas antes de "morrer" (isto é, antes de transformar-se definitivamente em baleia), Lumaluma revelou-lhes os rituais iniciatórios. Ora, esses rituais simbolizam mais ou menos explicitamente uma morte seguida de uma ressurreição.

Nenhum comentário: