04/04/2009

De Masi, Osmar e Eu

Um poema dedicado recentemente, nesse blog, a um amigo recente, vai explicado pelas palavras de Domenico de Masi, o sociólodo do trabalho, do ócio, do lazer, da tecnologia, da estética e da arte, em seu livro Grupos Criativos.

"Os caçadores prosseguirão durante séculos a perseguir as suas presas, mas o espírito da pesquisa se transferirá, aos poucos, da aventura física da caça à aventura espiritual da ciência e da arte.

Eu, que escrevo este livro, os milhares de cientistas e artistas que neste mesmo momento estão trabalhando nos seus laboratórios, nos seus ateliês, nos seus estúdios, não fazemos outra coisa senão repetir na escrivaninha ou na prancheta, e de forma abstrata, aqueles mesmos atos de exploração, perseguição e criação que os nossos antepassados hominídeos praticavam materialmente nas estepes e cavernas."

2 comentários:

Osmar Filho disse...

Cara, por isso é que eu acredito muito mais nos círculos, justamente pelo final da dedicatória do De masi. A gente tá sempre de certa forma, com o corpo impregnado dos nossos antepassados, como uma volta constante ao início, o óbulo, a cobra que morde o próprio rabo, o eterno retorno. Que é isso senão um triângulo?

abstrato de tomate disse...

só mais um adendos, Osmar.
Eu estava consultando um dicionário dinâmico de inglês, e a palavra "search" vem concatenada à palavra "research" e ambas à palavra "hunt".