10/10/2010

Binários



O pensamento binário é que molda nosso discurso desde que nos entendemos por gente.

Seja nos conceitos de Bem e Mal que importam à ética e à política, Belo e Feio das artes e estéticas, Zero e Um das lógicas e probabilidades, presentes na teoria da computação e na mitologia africana, uma vez que búzios são bits; bem como nas noções de Vida e Morte que dizem respeito à biologia.

Além de muitos outros conceitos, como, por exemplo, cru e cozido; mel e cinzas, pinçados por Levi-Strauss. Positivo e negativo dos átomos e ímas.

E essas antinomias podem ser discretas, ou seja, estanques, oito ou oitenta, sim ou não, sem talvez, ou é ou não é. Mas também podem ser contínuas, ou seja, esfumaçadas, como os infinitos tons entre o branco e o preto.

E uma excelente figura para o pensamento binário é a arraia, pelo fato de na parte de cima ela ser escura e áspera e na parte de baixo ser clara e lisa, e, além disso, se observada de cima ou baixo se mostra roliça, porém, se vista de lado se revela esguia.

Outro excelente exemplo dessas dualidades que formam uma unidade é o símbolo que vem abaixo:


Yin-Yang, onde os dois contrastes, em circularidade, se envolvem e se abraçam

Um comentário:

Mente Hiperativa disse...

Tens razão, nós humanos temos essa mania de querer reduzir e simplificar as coisas. É bem prático dizer: ou é feio ou é bonito; ou é escuro ou é claro...

Na verdade não 'temos mania de', somos educados desde cedo a pensar assim, mas muitos de nós somos DESeducados mais tarde a entender que entre o 8 e o 80 há um enorme espectro, e que nem tudo é passivel de classificação.

Ótimo texto, gostei. E eu tava pensando... O que tem a ver com arraia??? rsrs ainda bem que você explicou, não teria alcançadp facilmente essa abstração.

Abraço